Home
 

Siraque alerta os Prefeitos sobre a importância
da Indústria Química para a
região do Grande ABC

 

Conclusões do seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, realizado dia 02 de maio de 2013, na Região do Grande ABC.

 

As tabelas abaixo, apresentadas pelo Presidente da Elequeiroz e Vice-Presidente da ABIQUIM, Dr. Marcos De Marchi, demonstram as oportunidades de investimentos da indústria química brasileira. Conforme o Pacto Nacional da Indústria Química, 2010-2020, seria necessário investimentos na ordem de US$167 bilhões e mais US$ 32 bilhões em P&D para atender a crescente demanda do setor e equilibrar a balança comercia do Brasil.

 



 

Entretanto, acredito que será possível fazer “do limão, uma limonada”, já que o governo federal está com o propósito real de incentivar toda a cadeia produtiva do setor, e o grande ABC tem vantagens locacionais para receber novos investimentos, pois tem mão de obra qualificada, universidades, rodovias (Anchieta, Imigrantes, Rodoanel), ferrovia, proximidade com o porto de Santos, cadeias produtivas complementares. A nossa logística, apesar de ainda insuficiente, é melhor que das outras regiões do país.

A título de sugestão, a Frente Parlamentar propõe o seguinte para a região:

1 - Restabelecimento, junto ao Consórcio, do Grupo de Trabalho do Setor Químico, Petroquímico e Plástico com a participação dos representantes das prefeituras, empresários, trabalhadores e Frente Parlamentar;

2 - Levantamento dos dados do setor nas sete cidades da região do grande ABC;

3 - São fundamentais os APL(s)-Arranjos Produtivos Locais em cada Município. Entretanto, é mais interessante trabalhar via o Consórcio e, assim, fazer o APL do Setor Químico, Petroquímico e Plástico para a região como um todo.

4 - Incentivar a quarta geração da cadeia produtiva.Explica-se: a reversibilidade/reciclagem dos produtos sem utilidade com o intuito de completar o ciclo químico e a defesa do meio ambiente, além de novos negócios.

A Frente Parlamentar está aberta para a participação de todos os prefeitos, empresários,trabalhadores que tenham interesse específico na defesa da competitividade deste setor, conforme o estatuto.

 

 

 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br