Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 030.3.54.O Hora: 16:34 Fase: GE
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 13/03/2013

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputados, Deputadas, hoje saiu uma matéria, uma reportagem de capa do jornal Valor Econômico que, na verdade, reflete tudo aquilo que já venho falando há algum tempo aqui na Câmara dos Deputados. A reportagem diz que as indústrias químicas e petroquímicas têm 8 bilhões de dólares em projetos parados. 
Nós, da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, entendemos que é necessária e urgente, até para a segurança econômica nacional, a criação de um regime especial para a indústria química e petroquímica do Brasil. Já temos o regime especial da indústria automobilística, que deu certo. Foi um regime especial criado com apoio do Governo da nossa Presidenta Dilma, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, especialmente do ABC, e das empresas do setor automobilístico e de autopeças do Brasil. Agora, é importante também a união dos sindicatos de trabalhadores, das empresas da cadeia produtiva e também do Governo para que seja feito um estudo para a criação do regime especial da indústria química no Brasil. 
Só para se ter uma ideia, o déficit da balança comercial nesse setor, em 2011, foi 26,5 bilhões de dólares; em 2012, já chegou a 28 bilhões de dólares; em 2013, a previsão é de 30 bilhões de dólares; e, se nada for feito para a competitividade desse setor químico, petroquímico e de plásticos, podemos chegar a 50 bilhões de dólares em 2020.
Deputada Benedita da Silva, inclusive um dos complexos que está parado é o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o COMPERJ, onde algumas empresas, juntamente com a PETROBRAS, como a BRASQUIM, por exemplo, vão chegar a investir 5 bilhões de dólares. Mas aí nós temos uma dificuldade: o preço do gás, que serve como matéria-prima, ou da nafta, que é outro produto de matéria-prima para a indústria química e petroquímica, no Brasil, está chegando a 12 dólares o milhão de BTU, enquanto que nos Estados Unidos está em torno de 3 dólares o milhão de BTU, tendo em vista a descoberta, a forma de extração do shale gas, o gás de xisto nos Estados Unidos.
Então, nós precisamos urgentemente criar o regime especial da indústria química, petroquímica e plástica do Brasil e trabalhar toda a cadeia produtiva. Nós temos aqui a Frente Parlamentar. Até queria convidar as Sras. e os Srs. Deputados para participarem desse processo mais firmemente, porque é muito importante. Nós não podemos ser um país grande exportador de petróleo. Nós temos que transformar o nosso petróleo em valor agregado, porque cada barril de petróleo nosso que foi exportado pode retornar para nós em forma de produtos químicos, petroquímicos e plásticos, o que vai acabar gerando defasagem na nossa balança comercial e gerando desemprego.
Então, eu quero saudar a imprensa, que nem toda vez eu saúdo, mas essa reportagem do Valor Econômico já é algo de que nós estamos falando há mais de ano, aqui, na tribuna da Câmara dos Deputados.
Obrigado, Sr. Presidente.


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Qui, 16 de Maio de 2013 21:12
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br