Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 019.3.54.O Hora: 10:48 Fase: OD
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 28/02/2013

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãs e cidadãos brasileiros que nos assistem pelos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, estou falando aqui enquanto Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil e quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff, o Ministério dos Portos, a Casa Civil, o Governo brasileiro em si, por ter enviado a esta Casa a Medida Provisória nº 595, que trata da reforma do setor portuário brasileiro.
Essa reforma é fundamental para acabar com a burocracia, para acabar com o corporativismo nos portos brasileiros, que têm emperrado as exportações e o comércio internacional com uma das tarifas mais altas do planeta. Por exemplo: no Porto de Santos, o embarque de um contêiner custa 360 dólares; no Porto de Suape, um porto importante lá de Pernambuco, custa mais de 390 dólares. O Porto de Aratu, Deputado Amauri Teixeira, que é importante inclusive para o desenvolvimento do Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. O Porto de Paranaguá é importante para o escoamento de grãos não só do Brasil, como também do Paraguai.
Só para se ter ideia, enquanto nos Estados Unidos o embarque de 1 tonelada de milho, Deputado Nelson Marquezelli, custa 8 dólares, no Brasil custa 20 dólares. Então, tem aumentado o custo do produto brasileiro e atrapalhado a competitividade, seja de suco de laranja, seja de soja, seja de milho, e assim por diante.
Só para comparar: enquanto em Santos o embarque de um contêiner custa 360 dólares, em Singapura custa 197 dólares; em Roterdam, 245 dólares - mas a Holanda não tem uma costa igual à brasileira; em Hamburgo, um dos mais caros do mundo, custa 273 dólares, mesmo assim, 47% abaixo do preço do embarque brasileiro.
Então, é importante o que a Presidenta Dilma está fazendo, ou seja, abrindo, mantendo os portos organizados, que tenham eficiência, que tenham capacidade de escoamento. E a Presidenta Dilma disse o seguinte: que, se não forem eficientes, vai demitir as autoridades portuárias. E vai abrir os terminais para a iniciativa privada, porque o Governo Federal não consegue investir sozinho nessa questão.
Então, pelo aumento da capacidade, pelo aumento da eficiência e por levar os portos para onde não há, com as novas fronteiras da produção nacional, que não são atendidas hoje, está de parabéns a Presidenta Dilma, especialmente também pelo sistema integrado de logística no Brasil: aeroportos, portos, rodovias e ferrovias.
Eu acho importante acabarmos com o corporativismo. Precisamos aprovar rapidamente a MP 595, dos portos, que é analisada por Comissão Especial do Senado e da Câmara dos Deputados.
Obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Nelson Marquezelli) - Muito bem.


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Seg, 11 de Março de 2013 18:58
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br