Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 179.2.54.O Hora: 09:54 Fase: BC
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 27/06/2012

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, amanhã, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, será realizado um seminário sobre a indústria do plástico no Brasil.
O seminário será patrocinado pela Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil. Trata-se de setor importante para a geração de emprego, renda e tributos em nosso País. Temos cerca de 11 mil empresas, a maioria pequenas empresas do setor de transformação do plástico no Brasil, sendo 5 mil somente no Estado de São Paulo.
Temos observado alguns ataques à indústria do plástico no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a Associação Paulista de Supermercados, o Governador Geraldo Alckmin e alguns Deputados donos de supermercados fizeram um acordo para excluir a sacolinha plástica, alegando preservação ecológica. Na verdade, é uma grande demagogia, porque não se pode usar a sacolinha gratuitamente, mas vender pode.
O problema é que a maioria das sacolinhas plásticas que estão vendendo no Estado de São Paulo é importada da China e de Taiwan, em prejuízo da indústria nacional. O consumidor compra suco, leite, pão e sai carregando esses produtos debaixo do braço, o que é uma vergonha. Se eles de fato tivessem preocupação ecológica, usariam sacolinhas de plástico biodegradáveis e não excluiriam a embalagem dos supermercados.
Outra questão a ser tratada nesse seminário é a tributária, a guerra fiscal entre os Estados, a assimetria de ICMS entre São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e outros Estados. Em São Paulo, o ICMS incidente sobre a indústria do plástico é o mais caro do Brasil - 18%; no Rio de Janeiro, é 9%, a metade.
Vamos realizar esse seminário na Assembleia Legislativa amanhã, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico. O de amanhã acontecerá em São Paulo, mas, em agosto, realizaremos também aqui no Congresso Nacional. 
Todos os Parlamentares estão convidados.
Muito obrigado, Sr. Presidente.


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Qui, 21 de Fevereiro de 2013 19:03
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br