Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 180.2.54.O Hora: 16:52 Fase: BC
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 27/06/2012

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidenta, peço a V.Exa. que autorize a divulgação de meu discurso no programa A Voz do Brasil, antes que ele acabe. 
Sras. e Srs. Deputados, vou falar sobre a segurança pública no Estado de São Paulo, onde existem dois grandes problemas. Um deles, inclusive, foi bastante divulgado. Trata-se da banda podre da Polícia Civil, que prende traficantes e bandidos e, depois, age pior que os bandidos. Na verdade, eles não prendem; eles sequestram os traficantes e os bandidos. Depois, em troca de 100 mil reais, liberam esses traficantes e bandidos, que vão matar nossos jovens nas ruas. Então, quem faz isso é pior do que o bandido. É bandido de bandido!
Por outro lado, há policiais honestos que estão morrendo nas ruas como moscas. Só neste ano, Deputada Benedita da Silva, em São Paulo, foram assassinados 40 policiais. Esses policiais, em sua maioria, foram assassinados não no horário normal de trabalho, mas no de descanso. E por que isso ocorre no Estado de São Paulo? Porque dois terços dos policiais fazem bico, vendem para a iniciativa privada seus descansos, suas folgas, o direito a estar com suas famílias, o direito ao lazer. E por que fazem bico? Porque no Estado mais rico da Federação, na locomotiva da Federação brasileira, que é São Paulo, paga-se o pior salário do Brasil para os policiais civis e militares. O policial tem que vender a sua folga, tem de fazer bico, para complementar seu salário de fome e poder cuidar da sua família.
Esses policiais estão vulneráveis ao crime organizado porque não têm a proteção de outros policiais, das viaturas. Por isso, acabam fazendo bico nas padarias, nos supermercados, nas portas de bancos, para sobreviver. São os chamados "mãos brancas".
O que está matando policial em São Paulo, Sr. Governador Geraldo Alckmin, é o crime organizado. Os policiais estão morrendo porque estão fazendo bicos por causa dos baixos salários. Os piores salários do Brasil são pagos no Estado de São Paulo. Aliás, isso não ocorre só com os policiais; lá se pagam os piores salários para os professores, para os funcionários da saúde, para todos aqueles que trabalham.
Nós lamentamos o fato de que, enquanto há uma banda podre beneficiando o crime organizado, há uma banda honesta trabalhando o dobro e sendo assassinada nas ruas. Repito: foram 40 policiais assassinados só neste ano no Estado de São Paulo. 
O Governador deve parar de fazer discurso e trabalhar pela área de segurança pública, pagando bons salários para os policiais civis e militares do Estado de São Paulo.


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Qui, 21 de Fevereiro de 2013 19:00
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br