Home Discursos

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 177.2.54.O Hora: 15:16 Fase: PE
Orador: VANDERLEI SIRAQUE, PT-SP Data: 26/06/2012

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o assunto que trago hoje à tribuna é da maior gravidade possível: neste ano, já ocorreram 40 assassinatos de policiais no Estado de São Paulo; só no mês de junho, se não me engano, foram dez.
A maioria dos policiais assassinados no Estado de São Paulo, porém, não estava em serviço - provavelmente eles estavam fazendo bicos. Em São Paulo, cerca de dois terços dos policiais vendem à iniciativa privada o seu direito ao descanso, vendem o seu direito ao lazer, vendem o seu direito de estar com a família.
E por que isso ocorre, Sr. Presidente? Porque o Estado de São Paulo, o mais rico da Federação - dizem que é a locomotiva econômica do Brasil -, paga um dos piores salários do País aos servidores públicos em geral, professores, policiais civis, policiais militares.
Aí, o que acontece? Para sobreviver e cuidar de sua família, o policial honesto tem de fazer bico, tem de fazer jornada dupla, tem de vender o seu horário de folga. O policial vende o seu horário de lazer para poder sobreviver, porque recebe um salário de fome do Governo do Estado - e dizem que os policiais ganham mais no bico do que no seu serviço normal.
Entretanto, quando fazem bico, os policiais não estão protegidos por outros colegas, não estão protegidos com os equipamentos que usam no seu horário normal de trabalho e, por isso, se tornam mais vulneráveis aos bandidos, mais vulneráveis ao crime organizado.
Então, pedimos ao Governador de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, que deixe de fazer discurso e cumpra o seu dever de melhorar as condições de trabalho e o salário dos policiais civis e militares do Estado, para que eles não mais sejam vítimas do crime organizado.
Não é possível que somente este ano 40 policiais militares tenham sido assassinados no Estado de São Paulo, dez dos quais apenas no mês de junho!
Se não têm segurança, se não têm assegurada a sua dignidade, se não têm seus direitos garantidos, como os policiais vão proteger os direitos da população?
Muito obrigado, Sr. Presidente.


 

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Qui, 21 de Fevereiro de 2013 18:52
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br