Home Discursos

 

Discurso 15 – Data 13/12/2011

Deputado federal Vanderlei Siraque elogia programa do governo federal de combate ao crack

 

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP)


 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãs e cidadãos brasileiros que nos ouvem, na semana passada, a Presidenta Dilma Rousseff, em especial, juntamente com os Ministros da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, e da Justiça, Dr. José Eduardo Martins Cardozo, e também sob a coordenação da Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, lançou um projeto que, talvez, seja o mais importante da história do combate às drogas no Brasil, especificamente de combate ao crack, que é, fundamentalmente, utilizado pela população mais pobre na maioria dos Municípios brasileiros e nas periferias, mas que chega, infelizmente, até as áreas rurais.
A importância desse projeto lançado pela Presidenta Dilma Rousseff é a interdisciplinariedade das ações e a transversalidade. Ele tem começo, meio e fim. Trabalha essencialmente com a prevenção, que deve ser realizada pelas áreas sociais do Governo, pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação dos Municípios e dos Estados da Federação, envolvendo todos os entes federados.
O projeto tem a parte do cuidar, referente àquelas pessoas que já estão envolvidas com as drogas. Aí, entra o Ministério da Saúde, com as políticas de saúde mental na área do acolhimento.
Há também a parte da repressão, cuja responsabilidade fica a cargo das Polícias: a Polícia Militar; a Polícia Civil nos Estados; e a Polícia Federal no âmbito da União.
O importante desse projeto da nossa Presidenta é a diferença entre os usuários de drogas e os traficantes: para os usuários de drogas, a prevenção e o cuidar; para os traficantes, a repressão, as leis, a cadeia e as prisões de segurança máxima.
Essa diferenciação nunca ocorreu de forma séria no Brasil. Muitas vezes, há repressão ao usuário e corrupção dos traficantes, como aconteceu, infelizmente, em São Paulo, onde a Polícia Federal detectou maus policiais. Em São Paulo, a maioria dos policiais são bons, mas há uma parte que é ruim. A Polícia Federal detectou que eles sequestravam traficantes para arrecadarem dinheiro, no caso, 3 milhões de reais.
Para encerrar, Sr. Presidente, quero parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff e os Ministros da Saúde, da Justiça e da Educação.
Muito obrigado.

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Ter, 28 de Fevereiro de 2012 21:54
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br