Home Discursos

 

Discurso 13 – Data 06/12/2011

Deputado Vanderlei Siraque enaltece autonomia brasileira junto ao FMI, conquistada pelo governo Lula

 

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP)


 

Obrigado pela compreensão, Presidente.
Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, estava ouvindo atentamente o discurso do nobre colega, Deputado Duarte Nogueira, um grande Deputado, aqui na Câmara dos Deputados, e também já ouvi lá na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Acho estranho como as pessoas conseguem mudar o discurso, mudar o modo de pensar, de Deputado Estadual para Deputado Federal.
Quando o Governo de São Paulo e o Governo Federal eram dos tucanos, eles defendiam o FMI, buscavam conselhos do FMI, atendiam à política neoliberal do FMI, privatizaram tudo que puderam, queriam até mudar o nome da PETROBRAS para PETROBRAX, para poder ficar mais fácil a privatização.
Agora, o Governo brasileiro tem uma ação soberana em relação ao FMI, e não submissa como era antes, no Governo tucano. Agora, a posição brasileira é uma posição soberana. Antes, o Brasil pedia conselhos ao FMI, buscava recursos com juros altíssimos. Agora, o Governo brasileiro está emprestando recursos ao FMI para ajudar na crise econômica mundial.
O Brasil, hoje, é um país respeitado, principalmente depois do Governo Lula. E, agora, com o Governo da Presidenta Dilma Rousseff, é respeitado no mundo todo. O que nos parece é que isso causa uma certa inveja aos tucanos, que acabam sendo contra os interesses do Brasil.
Deputado Duarte Nogueira, quem te viu, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e quem te vê, agora, na Câmara dos Deputados. Não entendo como V.Exa. pode ter mudado de ideologia. Daqui a pouco, vou ver tucano dizendo que é socialista, que não é mais neoliberal, que é contra a privatização. Daqui a pouco, vai ter uma faixa do Democratas e dos tucanos dizendo Fora FMI! FMI, longe daqui! É coisa do passado. Agora, o Brasil é soberano em relação ao FMI. E parece que os tucanos não querem. Querem continuar com a submissão.
Obrigado, Sr. Presidente.

 




 

 

 

 

 

 

Última atualização em Ter, 28 de Fevereiro de 2012 22:01
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br