Home Discursos

 

Discurso 10 – Data 30/11/2011

Deputado Vanderlei Siraque defende a liberdade de imprensa no país

 

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP)


Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, cidadãos brasileiros e cidadãs brasileiras que nos assistem aqui pela TV Câmara, hoje eu recebi uma revista, entre tantas revistas, jornais, publicações - gostaria até que a focassem melhor - chamada Revista do Brasil.
Achei interessante o que esta revista está falando aqui, na matéria principal: "Areia no esquema. Na teia de relações comandada pelo Governo de São Paulo, tudo se aprova e nada se investiga. Com o escândalo das emendas, o Legislativo de São Paulo se insurge."
Achei interessante essa revista. Li diversas revistas e não vi matéria tão bem elaborada como esta. Aliás, espero que a Assembleia Legislativa de São Paulo faça as devidas investigações.
Não quero entrar no mérito da matéria em si. Acho importante a democratização dos meios de comunicação social no Brasil. A Revista do Brasil, ao lado das revistas que recebemos no nosso gabinete, como Veja, IstoÉ e Época e diversos jornais, são importantes para a democratização dos meios de comunicação social. Agora, foi republicado um opúsculo do liberal Libero Badaró, chamado Liberdade de Imprensa, muito importante. Ele fez um jornal em São Paulo, que na época se chamava Observatório Constitucional, queria que o Imperador Dom Pedro I cumprisse a Constituição, que ele mesmo outorgou em 1824. Libero Badaró foi assassinado em 1830, deixando a célebre frase: "Morre um liberal, mas não morre a liberdade". Ele era um defensor da liberdade de imprensa.
Vejo muitos meios de comunicação, Sr. Presidente, defendendo a liberdade de imprensa para si. Acho que a liberdade de imprensa tem que ser para todos.
Já que esta Casa assina diversos jornais e revistas para todos nós, Deputados - e faz muito bem -, poderia, também, assinar a Revista do Brasil, que é uma revista muito importante. É um veículo de comunicação que está surgindo, ao lado, por exemplo, da revista CartaCapital, em nossos gabinetes.
Então, é muito importante para a democratização dos meios sociais a liberdade de imprensa, a imprensa que defende os interesses do capital, a imprensa que defende os interesses dos trabalhadores, a imprensa que defende os interesses de todas as corporações temáticas. Nós temos também a Revista Brasileira de Segurança Pública. Então, todas essas questões são importantes.
Recebi, com muita satisfação, a Revista do Brasil. Parabenizo os seus editores Paulo Donizetti de Souza, Vander Fornazieri, Paulo Salvador, Cláudia Motta, entre outros, que constroem a Revista do Brasil, que, aliás, traz excelente reportagem na capa sobre o Governo tucano do Estado de São Paulo. É raro vermos isso em alguns meios de comunicação social. Falam muito do PT e dos aliados, mas pouco de nossos opositores.
Obrigado, Sr. Presidente.



 

 

 

 

 

 

Última atualização em Ter, 28 de Fevereiro de 2012 22:04
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br