Home Discursos

 

Discurso 9 – Data 22/11/2011

Deputado Vanderlei Siraque aponta soluções para crise de violência nas escolas

 

 

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP)

 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãs e cidadãos brasileiros que acompanham esta sessão por meio da TV Câmara, hoje falarei sobre a violência que vem se registrando nas escolas públicas do País, sobretudo nas escolas de ensino médio e fundamental, que são de responsabilidade dos Governadores e dos Secretários Estaduais de Educação.

Por exemplo, na cidade de São Caetano do Sul, há algum tempo, um aluno levou uma arma para a escola, atirou na professora e, depois, infelizmente, se suicidou.
Em Santo André, numa escola do Parque Erasmo, motivado por uma desavença, um aluno saiu correndo atrás do outro, atirando aleatoriamente, inclusive em outras pessoas.
No meu entendimento, a violência nas escolas não será resolvida apenas com repressão policial. A resolução desse problema depende, em especial, de um novo projeto pedagógico. Os Governadores têm de se responsabilizar por essa questão e escolher Secretários que entendam do assunto.
As escolas precisam ter mediadores de conflito, porque, às vezes, uma pequena desavença, um pequeno conflito acabam em um homicídio.
É necessário também trabalhar nas escolas o problema do tráfico de drogas que ocorre em suas portas. E, essa sim, é uma questão de polícia, é uma questão de repressão policial. Todavia, o usuário dentro da escola é um problema de saúde pública, é um problema que deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar.
A maioria das escolas, principalmente no Estado de São Paulo, não tem um módulo completo dos servidores da área de educação. A professora que dá aula de Matemática ou de Português tem de fazer o papel de mediadora de conflitos, tem de fazer o papel de assistente social e resolver questões que não são de responsabilidade direta de professores ou de diretores, devido à falta de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais.
Além disso, o conselho de escola também deve estar funcionando. É necessário que a escola discuta com o seu entorno, com os pais e mães dos alunos, e que os grêmios estudantis, que são até um instrumento de aprendizado político, sejam valorizados.
É importante valorizar a participação da comunidade escolar, da comunidade que está no entorno das escolas. Não adianta levantar muros; a escola tem de ser aberta para a comunidade e ser um local sagrado. Assim, estou certo, vamos resolver o problema da violência nas escolas, que precisa muito mais de prevenção do que de repressão.
Obrigado, Sr. Presidente.



 

 

 

 

 

 

Última atualização em Ter, 28 de Fevereiro de 2012 22:04
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br