Imprimir E-mail
MOBILIDADE URBANA
 
Cidade com Mobilidade
A Cidade com Mobilidade prevê um conjunto de medidas que melhorem a acessibilidade das pessoas, as condições dos transportes e fluidez do trânsito, garantindo para todos o direito de ir e vir com qualidade e segurança.
Como ação, Cidade com Mobilidade busca atingir os seguintes objetivos: determinar e consolidar a política adotada para a área de mobilidade, consolidar a mudança de vocação da área, tratando trânsito, transportes e infra-estrutura viária como mobilidade urbana e determinar uma nova dinâmica técnica para o tratamento da mobilidade na cidade permitindo que as necessidades básicas de mobilidade dos indivíduos e da sociedade sejam atendidas com segurança e de uma maneira compatível com o ser humano e o meio ambiente.

 

 
Incentivar o uso do transporte não motorizado, principalmente as bicicletas, por meio da implantação de bolsões de estacionamento (paraciclos), próximos aos acessos aos transportes públicos, ciclorotas e ciclovias, visando garantir à população uma alternativa viável ao uso do automóvel.
Elaborar um plano plurianual para aquisição e manutenção de equipamentos para execução e monitoração de obras e serviços de infra-estrutura.
Instituir o Conselho Municipal de Mobilidade e Acessibilidade.
Implantar programa de capacitação periódica de todos os operadores dos sistemas de trânsito e transportes para o atendimento das pessoas com mobilidade reduzida, como, por exemplo, pessoa idosa e com deficiência.
Criar um dia municipal, com respectiva campanha publicitária, incentivando a educação no trânsito e o uso de veículos não motorizados, com vistas a que a população deixe seus veículos em casa.
Implantar metodologia transparente e participativa na discussão dos custos e fixação das tarifas do transporte coletivo.
 
 
Mobilidade
Adotar medidas de controle do tráfego de passagem, melhorando a segurança e a fluidez.
Planejar e divulgar um sistema de orientação de tráfego com rotas alternativas de trânsito.
Priorizar os transportes coletivos como alternativa para a diminuição da frota de automóveis, incentivando seu uso a partir de instrumentos de gestão do poder público.
Implantar redes de semáforos inteligentes com objetivo de melhorar a fluidez e a segurança.
Revisar a legislação vigente referente à carga e descarga, de forma que seja garantida a fluidez do tráfego e a segurança das vias.
Revisar o estacionamento nas vias principais onde circulam ônibus, com o objetivo de melhorar fluidez e segurança.
Promover leilões de sucatas prensadas, com objetivo de garantir que os veículos irregulares não retornem a circular na via pública.
Implementar a fiscalização eletrônica dos transportes coletivos pelo poder público, a fim de garantir o cumprimento das Ordens de Serviço Operacionais.
Realizar obras de adequação nos pontos finais para facilitar as manobras dos veículos.
Implantar pontos de ônibus estruturados mediante análise técnica ou demanda dos usuários.
Desenvolver estudos de viabilidade para implantar a integração tarifária.
Adotar política de incentivo para adequação progressiva de tecnologias veiculares visando garantir a sustentabilidade do meio ambiente.
Fazer gestões para implantação da integração tarifária com a CPTM (trens urbanos), EMTU tróleibus) e as demais empresas intermunicipais.
Desenvolver estudos técnicos para revisão da rede de atendimento, redimensionamento da oferta de transportes e revisão da eficácia dos terminais urbanos municipais.
Emissão dos cartões de gratuidade para as pessoas com deficiência e com transtornos mentais usarem os transportes públicos, concedido por meio de laudo médico emitido pelo poder público municipal.
Implantar a descentralização da venda de passagens antecipadas de transporte coletivo (cartões de transportes).
Elaborar um programa para execução de ajustes no sistema viário buscando viabilizar o abastecimento e melhorar a mobilidade de pessoas e mercadorias.
Implantar um programa de manutenção preventiva das vias, considerando a priorização ao transporte coletivo, a prevenção aos acidentes de trânsito e a hierarquização viária.
Implantar projeto para instalação de placas com os nomes das ruas na cidade.
Prever o reaproveitamento das áreas remanescentes das desapropriações para os projetos de novas vias.
Planejar e executar obras de capeamento asfáltico nas vias com declividade acentuada calçadas com paralelepípedos.
 
 
Acessibilidade
Planejar e executar a desobstrução, adequação e manutenção dos passeios públicos, onde for de responsabilidade do poder público.
Adequar as edificações, instalações e equipamentos dos terminais e estações de transporte público para garantir a acessibilidade universal.
Estudar a criação de incentivo fiscal para operação e concessão de veículos especiais (tipo táxi adaptados) ao transporte de pessoas com deficiências.
Adaptar os próprios públicos, garantindo a acessibilidade universal.
Adequar os veículos de transporte público com equipamentos e operadores qualificados para atendimento das pessoas com mobilidade reduzida.
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br