Home Saúde propostas saude programa de governo
Imprimir E-mail

SAÚDE
Assistência à Saúde
Ampliar os leitos públicos hospitalares contemplando o aumento do atendimento às cirurgias eletivas e aos casos de urgência e emergência, com aumento no número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, UTI infantil e UTI para adolescentes.
Ampliar a cobertura do Programa da Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Ampliar o Programa de Internação Domiciliar (PID) e implantar o atendimento domiciliar para casos pediátricos (PID Infantil).
Implantar duas novas unidades de Pronto Atendimento (PA) para atendimentos a urgências e emergências nas regiões mais carentes desses serviços na cidade.
Ampliar o atendimento nos Centros de Especialidades Médicas.
Implantar um Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) na região da Vila Luzita.
Criar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para adolescentes.
Ampliar e reformular o atendimento às urgências psiquiátricas do Centro Hospitalar.
Ampliar o número de Centros de Especialidades Odontológicas.
Implantar 100% da capacidade de atendimento do Hospital da Mulher dando maior cobertura aos partos do município, às cirurgias ginecológicas, ao atendimento ambulatorial ginecológico e aos exames de apoio ao diagnóstico, tais como ultra-sonografias, mamografias.
Ampliar o número de Farmácias Populares.
Ampliar o número de itens de medicamentos distribuídos gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde
Aprimorar e ampliar a política do Centro de Reabilitação Municipal.
Ampliar o serviço de transporte, remoção e resgate de pacientes.
Implantar novos programas utilizando práticas naturais e alternativas com a inclusão de terapia comunitária sistêmica.
Realizar ações de prevenção e promoção à saúde nas unidades de Saúde e nos núcleos habitacionais, com atendimento baseado no conceito de família e cidadania.
Ampliar o atendimento médico e dos programas de promoção e prevenção à saúde existentes nas unidades de Saúde, bem como implantar o atendimento com base na classificação de risco.
Dar continuidade ao desenvolvimento de protocolos clínicos para o estabelecimento da linha de atendimento integral às necessidades de saúde dos indivíduos, efetivando a relação entre as unidades de Saúde, Centro de Especialidades Médicas, Centro Hospitalar Municipal, Hospital da Mulher, NAPS e CAPS.
Gestão e Controle Social
Estabelecer o Sistema de Planejamento da Secretaria de Saúde com atuação contínua, articulada e solidária, de forma ascendente do nível local ao nível central e com a participação dos Conselhos Diretores de Unidades de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
Construir um plano de ação para o atendimento nas unidades de saúde considerando os indicadores de saúde municipal e local.
Formular a Política de Atenção à Saúde, incluindo ações inter-setoriais, voltadas para a prevenção e promoção da saúde.
Criar um fórum de representação dos trabalhadores da saúde.
Adotar uma política de gestão para revisão dos processos de trabalho e organização da gestão de pessoal com foco na educação permanente.
Estabelecer critérios para implantação do controle social nos serviços e equipamentos de saúde que recebem recursos públicos do Sistema Único de Saúde.
Implantar recursos tecnológicos para ampliar e aperfeiçoar a metodologia do agendamento para minimizar as filas de espera para consultas e exames.
Estabelecer núcleos internos de informação e indicadores nas unidades de Saúde, pronto atendimentos, unidades hospitalares e de saúde mental que garantam a análise contínua da questão epidemiológica no município.
Estabelecer critérios para a contratação de profissionais nos projetos conveniados em conformidade com a Lei.
Aprimorar a metodologia de abastecimento de medicamentos da rede realizando o fornecimento conforme o perfil epidemiológico das unidades de Saúde.
Ampliar as equipes de especialidades nos ambulatórios com foco no perfil epidemiológico da população.
Fortalecer as parcerias junto aos grupos de geração de renda e usuários da saúde mental que são acompanhados pelo Núcleo de Projetos Especiais.
Desenvolver e intensificar políticas setoriais de saúde e programas que incorporem todas as necessidades integrais e transversais existentes (como, por exemplo, a políticas para as mulheres, população negra, juventude, pessoa idosa e população LGBT).
Promoção e Educação em Saúde
Fortalecer a rede de cuidados a comunidade a partir da promoção, proteção e educação em saúde.
Instrumentalizar os profissionais de saúde e os diversos agentes da saúde que trabalham em campo com tecnologias que os qualifiquem para melhorar a comunicação e a difusão da informação em saúde.
Aprimorar o processo de territorialização como instrumento de promoção e prevenção à saúde, incorporando todas as áreas que tenham interface com a saúde e utilizando como base desse planejamento os Governos Regionais.
Integrar, articular e aperfeiçoar, a partir das unidades de Saúde e dos Governos Regionais, as ações dos agentes de saúde e de vigilância ambiental que atuam nos territórios, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e educação em saúde e de proteção e preservação do meio ambiente (PSF, PACS e PALVAS).
Priorizar no Programa de Saúde da Juventude ações preventivas e de promoção integral da saúde.
Levar palestras e ações periódicas de saúde preventiva à comunidade.
Integração da Região
Propor a criação de um Fórum Regional de representantes dos conselheiros municipais de saúde das sete cidades do Grande ABC para discutir e deliberar sobre temas da saúde regional.
Estruturar no âmbito da Região do ABC, sem prejuízo das instâncias do SUS, um Núcleo de Informações e um Observatório em Saúde que terão a finalidade de:
a) subsidiar o planejamento das necessidades regionais e municipais de saúde;
b) operar as necessidades de saúde e cobrar do Governo Federal e Estadual maior participação no financiamento das atividades municipais e regionais de saúde;
c) subordinar os serviços dos equipamentos de saúde do Estado existentes na região às necessidades dos municípios, criando uma metodologia de prestação de contas das ações e dos serviços executados.
d) discutir e propor soluções para os temas de relevância regional de saúde.Fazer gestão junto aos hospitais regionais para a definição do atendimento a alta complexidade.
Planejar e implantar em consórcio serviços de saúde de base regional com administração e custeio compartilhados entre os municípios, Governo do Estado e do Governo Federal.
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br