Home Section Blog Blog SISTEMA DE ENSINO NÃO SE PREPAROU PARA O ATUAL CONCEITO DE FAMÍLIA:
SISTEMA DE ENSINO NÃO SE PREPAROU PARA O ATUAL CONCEITO DE FAMÍLIA

Aluno de 14 anos, filho adotivo de família homoafetiva, morre em Ferraz de Vasconcelos-SP, depois de ser espancado por colegas da escola onde estudava em decorrência de sua condição.
Esse fim trágico e mais essa forma de violência nas escolas evidencia que as comunidades escolares no lugar de criar tecnologias para superar os preconceitos existentes nos seus entornos, os fortalecem no seu próprio interior.
Os pais, os alunos, professores, funcionários de apôio e direções não dialogam sobre as realidades do entorno escolar e no seu interior, não há interdisciplariedade ou participação social nas escolas. Existe apenas a transmissão, quando há, do saber formal das cartilhas. Nas escolas prevalecem a arbitrariedade e o autoritarismo cultural, tanto nas salas de aula, quanto nas direções.
O professor não é chamado pela direção para discutir o projeto de ensino e o professor também não discute com os alunos, "pois o professor sabe e o aluno está lá para assimilar esse tal saber", os pais não participam e os moradores do entorno são estranhos aos espaços escolares. As escolas e as comunidades são separadas pelos muros altos, sendo que sobre alguns tem arame farpado. Muitos ambientes escolares se parecem com prisões.
Existe, assim, uma reação em cadeia, um círculo vicioso que reproduz as diversas formas de preconceitos e de violência física.

Última atualização em Sex, 13 de Março de 2015 14:42
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br