Home Section Blog Blog OS DIREITOS HUMANOS E OS POLICIAIS
OS DIREITOS HUMANOS E OS POLICIAIS

"O oprimido tem dentro de si a imagem do opressor", segundo Paulo Freire. A afirmação significa que o sonho do oprimido não é superar a opressão, mas um dia estar no lugar do opressor para se vingar. Como cantou Chico Buarque, "hoje é você quem manda.. . falou tá falado". .."mas amanhã você vai pagar e é dobrado, viu". A opressão vai continuar, só que poderá mudar de lado numa inversão de papéis. Do ponto de vista da evolução humanitária é zero. Também é assim com uma boa parte dos integrantes das polícias no Brasil, em especial,com os não oficiais.
A nossa polícia, via de regra,é violenta e não se preocupa com a proteção dos direitos fundamentais das pessoas. Isso ocorre por algumas situações:
1 - A população exige uma polícia dura "com os bandidos", como nem sempre é possível saber de pronto quem é ou deixa de ser bandido, o policial usa a intuição e declara uma determinada pessoa suspeita (negro e pobre).Quase sempre erra. Depois vem a indignação do mesmo que exigia uma polícia dura.
2 - O policial não tem os seus direitos humanos/fundamentais garantidos pelo Estado: remuneração justa, tratamento digno, formação continuada, saúde física e mental, prevenção à fadiga, equipamentos e locais de trabalho adequados, incentivo, valorização profissional. A vida do profissional da Segurança Pública é uma contradição, pois existe para a proteção dos direitos fundamentais da sociedade (vida, dignidade, patrimônio, a ordem pública), mas nem sempre tem os seus próprio s direitos protegidos. Por isso, transforma- se, muitas vezes, num opressor da sociedade a qual deveria proteger.

Última atualização em Sex, 28 de Novembro de 2014 14:08
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br