Home Discursos

Sumário

Manifestação de boas-vindas à Deputada Maria Lucia Prandi. Contestação à matéria As creches de plástico, publicada pela revista ISTOÉ, a respeito da utilização de PVC na construção de creches pelo Governo Federal.

O SR. VANDERLEI SIRAQUE (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria dar boas-vindas à Deputada Maria Lucia Prandi, minha amiga e colega de bancada estadual em São Paulo. S.Exa. é professora e ex-Secretária de Educação em Santos. Seja bem-vinda! S.Exa. aumentou a bancada feminina, não é, Deputada Janete? Isso é muito bom! Maria Lucia Prandi é uma grande Deputada.
Sr. Presidente, eu quero rebater matéria publicada pela revista ISTOÉ intitulada As Creches de Plástico, cuja lide é: "Para cumprir promessa de entregar seis mil creches até o final do mandato, governo compra prédios de PVC, uma solução emergencial que pode representar risco às crianças".
Eu quero dizer, como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, que nós apoiamos totalmente essa medida do Governo, porque países como Estados Unidos e alguns da Europa, que são mais desenvolvidos que o Brasil, estão utilizando esse tipo de material para a construção não só de escolas, mas também de habitações.
Por isso, estão de parabéns a Presidenta Dilma e o Ministério da Educação, que tinha como Ministro, na época, Aloizio Mercadante, por incentivar o uso do plástico de PVC nas construções. Porque eu sempre digo que não há nenhum país forte, nenhum país desenvolvido que não utilize esse tipo de produto. Inclusive, foi inaugurada em Alagoas uma empresa da Tigre para fazer tubulações para saneamento básico e para água.
Agora, eu quero lamentar que a revista não tenha tido a mínima preocupação com as crianças que estão fora da creche. Se a Presidente vai cumprir a promessa, para mim não interessa se a creche vai ser de madeira, se vai ser de alvenaria, se vai ser de PVC. O que interessa é que as crianças estejam na escola, como determina a nossa Constituição, que diz que é um direito subjetivo público das crianças terem acesso às creches. E é um direito também da mulher e do homem trabalhador poder deixar os seus filhos nas creches. Então, eu não vejo nenhum problema com isso.
Aqui estão fazendo terrorismo, dizendo que não pega fogo, mas faz fumaça. E madeira faz fumaça e pega fogo.
Última atualização em Seg, 20 de Outubro de 2014 18:06
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br