Home Section Blog Blog Um projeto de país se faz com amor, pessoas, Princípios, instrumentos, condições e oportunidades.

Um projeto de país se faz com amor, pessoas,

Princípios, instrumentos, condições e oportunidades.

 

O projeto que eu defendo para o Brasil tem os seguintes princípios fundamentais: 1 - defesa da dignidade da pessoa humana; 2 - defesa da vida; 3 - defesa da igualdade de oportunidades. Os instrumentos desse projeto são: a - participação popular; b - controle social do poder político. Através das seguintes condições: I - formação geral e política;  II - informação geral e política. As oportunidades: 1 - a gente pode criá-las;  2 - as condições sociais, históricas ou condições materiais existentes na sociedade.

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: Dignidade significa que o ser humano não pode ser tratado como coisa ou mercadoria, não pode ser equiparado a um objeto e, assim, não é passível de ser comprado. Dignidade significa que o ser humano foi criado à imagem e à semelhança de Deus e, portanto, deve ser sujeito e protagonista de sua própria história. Dignidade significa autonomia, livre arbítrio! A dignidade jamais poderá ser relativizada e, por isso, é o único direito absoluto do ser humano. Assim, o ser humano não pode ser escravizado, prostituído, submetido a outrem e  nem seus órgãos traficados.

DIREITO À VIDA: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (jo,10,10). A vida existe para ser vivida na plenitude! A plenitude, a abundância, significa que devemos viver e deixar viver com dignidade, liberdade, igualdade, felicidade e usufruindo dos bens materiais e espirituais, do pão e da cultura!!! Esta vida plena depende do SUS-Sistema Único de Saúde, saneamento básico e água potável, segurança alimentar, segurança pública, cultura de paz, redução da violência em todos os seus matizes e aspectos e, portanto, meio ambiente equilibrado, redução dos acidentes de trânsito e do trabalho, fim dos assassinatos e latrocínios, capacidade de obtenção de renda própria e de empregabilidade, desenvolvimento econômico e social do país, inclusão social. Daí o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médicos, o SAMU, as UPA'S 24 H, o Brasil Sorridente, o PAC-saneamento básico.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: Cada ser humano é distinto um do outro do ponto de vista físico. Cada ser humano tem sua própria dignidade e identidade, embora semelhantes uns aos outros e a Deus! Por isso, conseguimos reconhecer as pessoas, os filhos e filhas, os nossos irmãos e irmãs os nossos amigos e amigas, os nossos pais e mães. Todavia, as diferenças de identidade, de cor, de gênero, de gerações, físicas, ideológicas, religiosas, filosóficas, culturais, políticas, de opiniões, de riquezas....não permitem que tenhamos diferenças de direitos perante o Poder Público, no aspecto do desenvolvimento de nossas possibilidades de realizar os nossos sonhos ou de torná-los realidade, segundo os nossos próprios esforços e os nossos potenciais e dons! Os potenciais ou as possibilidades das pessoas não podem ser abortados, porque todo ser humano é uma promessa! A igualdade de oportunidades se dará pelas políticas públicas inclusivas ou afirmativas, sendo as políticas públicas de educação e formação profissional, as principais delas! Por isso, 75% dos royalties do petróleo do pré-sal devem ser investidos em educação; O Programa Universidade Para Todos, implementado pelo ProUni (69% das bolsas são integrais e 31% são parciais (50%) para cerca de 1,3 milhões de alunos) e FIES ( 3 bilhões de crédito estudantil para financiar esta diferença, além de outros alunos). Além da criação de novas universidades federais e a extensão de novas faculdades; o Pronatec e a construção de milhares de creches. Mas não é somente isso. No direito de ir e vir, o Brasil passou de 14 milhões de passageiros de avião no primeiro semestre de 2002 para 46 milhões no primeiro semestre de 2014! Isso significa que as pessoas pobres também estão em nossos aeroportos, estão viajando de avião...e o percurso que faziam em três dias de ônibus, agora fazem em três horas (isto dá mais dignidade aos passageiros e iguala o direito de ir e vir, de visitar parentes e amigos). A criação de mais postos de trabalho contribui com a melhoria dos salários e das condições do ambiente de trabalho. Por tanto, defendemos a nossa política econômica que faz o Brasil crescer com geração de empregos, renda e inclusão social. O nosso índice de emprego é o melhor do mundo!

PARTICIPAÇÃO POPULAR é a possibilidade de as pessoas exercerem a cidadania ativa e, assim, participar das decisões e planejamento do Poder Público, influenciando na elaboração das normas jurídicas e onde deve ser gasto e investido o dinheiro público. Isso é o exercício de poder político, isso é democracia participativa e soberania popular.

CONTROLE SOCIAL DO PODER POLÍTICO é a possibilidade de as pessoas fiscalizarem os atos da administração pública, do parlamento e do judiciário.

INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA são necessárias, além das informações e formação geral para o exercício pleno da cidadania ativa. A soberania popular tem que ser exercida. Antes de ser um direito de cidadania, é um dever cívico.

Última atualização em Sáb, 12 de Julho de 2014 20:32
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br