Home Section Blog Blog LIVRE ARBÍTRIO

LIVRE ARBÍTRIO

 

LIVRE ARBÍTRIO está relacionado com a liberdade de escolhas em assuntos ligados às nossas próprias vontades ou autonomia individual desde que não prejudiquem terceiros; isto é, cada um de nós é livre para escolher o modo de vida, filosofia, religião, profissão, orientação sexual, alimentação, lazer, trabalho,gostos, estilo de música, de roupa, de cabelo, barba, previdência, quantidade de sono, casamento, relacionamentos, amizades, filiações a grupos....Lembra daquela canção:"...se eu quiser beber eu bebo, se eu quiser fumar eu fumo, ninguém tem nada com isso, pago tudo com o suor do meu emprego, confusão eu não arrumo..."(mais ou menos isso?sic!rs ).

O que interessa:1-Faço aquilo que me dá vontade e ninguém tem nada com isso; 2-Porque eu banco os meus vícios e defeitos, ou seja, eu devo arcar com as consequências dos meus atos; 3-Mas não posso arrumar confusão com as outras pessoas; isto é, não posso prejudicar terceiros com os meus atos; 4-As consequências dos meus atos somente podem prejudicar a mim....MAS REALMENTE SOMOS LIVRES PARA DECIDIR SOBRE AS NOSSAS AÇÕES E DE FATO PODEMOS CONTROLAR AS CONSEQUÊNCIAS?  Nem sempre, porque nossos atos estão condicionados a diversos elementos: a)valores culturais, éticos, religiosos, morais que nos levam à auto-censura; b)conhecimento, formação e informação sobre as coisas do mundo e sobre nós mesmos; c)capacidade de auto controle ou de governabilidade para evitar as consequências inerentes; d)ser autônomo enquanto indivíduo humano.

 

Tais elementos nos ajudam a distinguir entre o que desejamos de fato e, também, poderá nos ajudar a avaliar as consequências dos nossos atos no presente e no futuro. Citamos alguns exemplos: 1- sou livre para comer, beber e fumar!? Sim, mas é necessário termos informações sobre as substâncias que ingerimos em nossos organismos. É necessário equilíbrio e proporcionalidade entre o prazer que sentimos e a relação aos males que podem prejudicar a nossa saúde. Assim, a informação combinada com a nossa formação e cultura nos ajudará a distinguir e a decidir. Sabemos que a bebida alcoólica causa problemas ao fígado, que os refrigerantes contribuem para a obesidade, celulite, gastrites: sabemos que o tabaco causa câncer e AVC (acidente vascular cerebral), sabemos que os alimentos gordurosos causam colesterol que levam à obesidade e a doenças cardíacas. Se temos essas informações e mesmo assim ingerimos em nosso corpo, então o ato foi livre, mas se não temos as informações, então somos enganados. 2- somos livres para o ato sexual?!. O que é preciso saber:a)evitar por questões morais, etc;b)realizar o ato sexual e ter consequências, como trair alguém e ficar com a crise de consciência (o prazer de momento vira um desprazer maior); adquirir uma doença venérea e pagar um preço desproporcional; ser alvo da pessoa traída e, portanto, vítima de um assassinato passional; o ato sexual poderia levar a uma gravidez indesejada e o que seria dois virou três. Então é necessário medir as consequências do ato. Somente será possível com formação, informação e orientação. Neste caso, o uso de preservativo evitaria a gravidez e a DST, e seria uma redução de danos para as demais consequências possíveis...Enfim, o
livre arbítrio luta em face do proibido. O lema "é proibido proibir". Mas é preciso informação, formação, conhecimento, experiência, orientação para medir os atos de hoje e suas consequências para não se arrepender e não sofrer amanhã.

 

 

Última atualização em Sex, 06 de Setembro de 2013 17:55
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br