Home Section Blog Blog Faltam políticas públicas e cresce a violência em São Paulo
Faltam políticas públicas e cresce a violência em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Vanderlei Siraque   
Seg, 30 de Novembro de 2009 14:32

 

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram: A violência em São Paulo continua crescendo. O aumento é na maioria dos crimes. A comparação do 3º trimestre de 2008 com o mesmo período deste ano mostra que subiram os crimes de sequestro, homicídio doloso, estupro, roubo, furto, roubo e furto de veículos e também o roubo de cargas e de bancos.

A situação é assustadora. Em todo o Estado, foram assassinadas 1.119 pessoas nos meses de julho a setembro deste ano – um aumento de 3% em relação a 2008. A variação mais alta foi contabilizada nos crimes de sequestro: 136% -11 casos em 2008 e 26 agora. O total de pessoas mortas em latrocínios (roubo seguido de morte) subiu 14% -74 para 82 vítimas.

Crimes contra o patrimônio, roubos e furtos tiveram alta de 18% e 6%, respectivamente. Com 64.399 roubos registrados, o 3º trimestre deste ano entrou para a história como o período em que mais crimes desse tipo ocorreram em todo o Estado. Em comparativo com o 3º trimestre do ano passado, os roubos aumentaram 18%.
O total de roubos – 64.399 – não inclui os casos de roubo de veículos, a bancos e de cargas.

O furto, delito que historicamente sempre foi o mais registrado nas estatísticas da criminalidade, subiu 6%.
No caso de crimes de estupro, houve aumento de 52% (de 863 para 1.311), mas a variação, segundo nota oficial da Segurança Pública, ocorreu por causa da mudança na lei, que passou a considerar estupro também casos de “atos libidinosos” e “atentados violentos ao pudor”.

A divulgação dos dados só demonstra o que todos nós sabemos: A administração tucana de José Serra não possui um plano de Segurança. Não há um combate efetivo contra a criminalidade em São Paulo. O governo de José Serra não trabalha políticas públicas de segurança, não se importa com direitos da pessoa humana e direito à vida, de modo a promover uma segurança cidadã e a cultura da paz.

Defendo e sempre defendi políticas públicas de segurança com promoção de valores éticos, culturais e de cidadania da população como fatores de proteção da sociedade, além do envolvimento compartilhado do Poder Público, das polícias e da sociedade civil organizada no estabelecimento de políticas públicas voltadas à prevenção, controle e contenção da violência.

As políticas de prevenção e contenção da violência, em todos os níveis, exigem investimentos em equipamentos, inteligência e infra-estrutura, na capacitação dos agentes responsáveis pela segurança e implantação de políticas sociais voltadas aos adolescentes e jovens e na geração de emprego e renda.

Enquanto o governo Serra dorme com as questões da Segurança, a população continuará a mercê da criminalidade.

Vanderlei Siraque é deputado pelo PT-SP e membro efetivo da Comissão de Segurança Pública e Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Última atualização em Qui, 25 de Março de 2010 14:53
 
 

Previsão do Tempo

Untitled Document

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados - Gabinete: 574 - Anexo: III - CEP: 70160-900 - Brasília - DF - Tel: (61) 3215-5574 Fax (61) 3215-2574 - E-mail: dep.vanderleisiraque@camara.leg.br - Conselho Político: Rua General Glicério, 276 - Centro - Sala 1 - Santo André - Cep: 09015-190 - Tel: (11) 4427-6588 - Email: siraque@siraque.com.br