<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> www.siraque.com.br - Biografia

Busca
Área de Interesse
Tipo

Biografia

O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT-Santo André) foi reeleito para seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa com 55.715 votos, em 2006, sendo o mais votado em Santo André entre os candidatos a deputado, inclusive aqueles que disputaram uma vaga na Câmara Federal.

Siraque participou da elaboração do Plano de Segurança Pública para o Brasil, do governo Luiz Inácio Lula da Silva, e c
oordenou o programa de segurança dos candidatos do Partido dos Trabalhadores ao governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2002 e 2006.

Foi vice-presidente e atualmente é membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa e líder da bancada de deputados da região do ABC Paulista.

As áreas de maior destaque em seu mandato são: geração de trabalho e renda, segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico e participação popular e controle social do estado.

Vanderlei Siraque, natural de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, nasceu no dia 15 de fevereiro de 1960. É formado em Direito pela Faculdade Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

É mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP e investigou o tema "O Controle Social da Função Administrativa do Estado", tese transformada em livro lançado em 2005 pela Editora Saraiva. Vanderlei Siraque atualmente faz Doutorado, também na PUC-SP.

Advogado licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, iniciou suas atividades políticas bem cedo, participando ativamente dos movimentos estudantis, da Comunidade de Jovens de Santo André, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e dos movimentos sindicais do ABC, especialmente da categoria bancária. Sempre foi movido pelo sentimento de solidariedade e justiça social e da crença em ver uma sociedade mais humanizada.

O caminho até a Assembléia

Em 1988, foi escolhido pelos Núcleos de Bases do Partido dos Trabalhadores (PT) como um dos candidatos a vereador do município de Santo André. Eleito, levou para a Câmara o ideário de combater o clientelismo, o fisiologismo e a troca de favores. Fez de seu primeiro mandato um instrumento para a população se organizar e reivindicar melhorias, estimulando a criação de Conselhos Populares. Trabalhou com afinco para melhorar a Saúde e a Educação, junto com os movimentos sociais, passando a ser uma referência importante na cidade.

Em 1992, foi reeleito vereador. Manteve os princípios do primeiro mandato e destacou-se por fiscalizar de forma eficiente o Executivo. Foi presidente da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou a morte de 23 pessoas por infecção hospitalar no Hospital Municipal da cidade de Santo André.

Nas eleições de 1996, como reconhecimento de seu trabalho, obteve o terceiro mandato. Em janeiro de 1997, foi eleito presidente da Câmara Municipal. À frente do Legislativo andreense, requalificou os funcionários, modernizou a Câmara - dando mais transparência para as ações do Legislativo - e criou uma política que permitiu o acesso da população à Casa.

Siraque abriu os espaços, antes só ocupados pelos parlamentares, para a realização de audiências públicas, debates e atividades culturais. Idealizou e concretizou o Fórum Permanente dos Vereadores, instância que teve como objetivo reunir todos os parlamentares das sete cidades do ABC Paulista para discutir os problemas de caráter regional e apontar soluções.

Em 1998, foi escolhido pelo PT para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. Foi o deputado estadual mais votado da cidade de Santo André. Já no primeiro ano de mandato, teve a iniciativa de discutir os problemas do ABC com todos os deputados da região, independentemente da sigla partidária. Essa ação foi importante para garantir mais investimentos e recursos do Governo do Estado para o ABC.

Em 2002, foi reeleito deputado estadual com 81.089 votos, fruto de um trabalho transparente e com raízes na participação popular.

Vanderlei Siraque foi reeleito para seu terceiro mandato a deputado estadual em 2006, quando recebeu 55.715 votos. Novamente foi o candidato mais votado em Santo André, tendo ficado à frente daqueles que disputaram uma vaga na Câmara Federal.

Em 2008, Vanderlei Siraque foi o candidato do PT à Prefeitura de Santo André.

Conheça as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) e as Comissões Permanentes que o deputado integra ou já participou

Comissões Permanentes

Siraque foi vice-presidente e atualmente é membro da Comissão de Segurança Pública, membro efetivo da Comissão de Assuntos Internacionais e suplente da Comissão de Saúde e Higiene.

(2003/abril 2004) - Foi vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

(2001/2002) - Foi membro efetivo das Comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça (CCJ), além de membro suplente das Comissões de Assuntos Municipais e de Saúde e Higiene.

(1999/2000) - Foi membro efetivo das Comissões de Saúde e Higiene e de Relações do Trabalho. Também participou das Comissões de Administração Pública e de Segurança Pública, como membro suplente.

CPIs
Foi membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Indústria da Indenização Ambiental do Estado de São Paulo e da CPI do Narcotráfico.

Foi membro suplente da CPI das Instituições Financeiras e dos Pedágios.

O deputado foi indicado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para fazer parte da CPI das Práticas Abusivas Contra o Consumidor.



HOME

 

 

 

Fabio Taroda